segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

'Valheu, ae!' ou a sambada do finde

E não é que chegar no horário é uma das dificuldades do carnaval! E olha que ainda não estamos nos dias de aperreio de momo, onde o trânsito da massa humana e sobre rodas faz a vida exaustivamente lenta. Percebo então que o carnaval tem seu 'timing' e não vale querer adiantar tanto o relógio da folia.

A programação da semana pré-carnavalesca da Fundarpe é a prova do que digo. Desde a sexta (13), o Fortim do Queijo em Olinda é uma palco bacana que vem recebendo atrações variadas, onde um sabor de samba persiste no ar. Ano passado, estiveram lá Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Martinho da Vila e Nelson Sargento representando os pontos altos da safra sambista RJ - antes do frevo, maracatu e afins tomarem conta da cena em definitivo.

Neste sábado (14), consegui chegar a tempo de ver Mart'nália, que fechava a noite onde também estiveram presentes Junio Barreto e Mantingueiros (veja algumas imagens). Saudando o pai Martinho da Vila, agora aos 71 anos, Vinicius de Moraes e outros batutas do samba, ela levantou o povo com suas músicas swingadas pra lá do bem. O engraçado foi mesmo vê-la querendo agradar o público cantando alguns hits nordestinos sem saber a letra direito e pedindo ajuda às pessoas. A chuva veio, lavou e levou todo mundo embora. "Valheu, valheu ae!".Era quase meia-noite do sábado: e agora? A cidade estava vazia.

Ontem (15), a missão Fortim tinha a Velha Guarda da Mangueira e o "Fundo de Quintal" Arlindo Cruz. A Mesa de Samba Autoral, bastante atuante aqui no Recife, foi a primeira a se apresentar. Depois de muito prique-prique, consegui chegar já no meio do show da Velha Guarda (eita, sô!). O céu estava limpo e a música soava doce, a história desfilava e cantava ali na frente de todos nós, entregues ao sambão da terceira idade (o samba não tem idade).

Arlindo Cruz manteve a animação com seu pagode sambado ou samba-pagodeiro, mesmo que algumas canções fossem pura 'mela-cueca' de pagodeiro. O pior mesmo foi a exaltação da Rede Globo em um gingle do carnaval 09: alienação em alto tom que só colabora com a manutenção de uma lógica de comunicação falida e retrógrada.

Bem, hoje, querendo chegar na hora a todo custo, mais uma vez não consegui. A programação teve três atrações de peso: os pernambucanos Bongar, Siba e Fuloresta, e o carioca (mais um!) Marcelo D2 que, espero, deve ter levado fumaça e alguma fuleiragem ao Fortim...mantendo o respeito, é claro! Veja a programação completa aqui.

Um comentário: